Está na hora de sair de casa

Porque a vida do dia-a-dia deixou de se criar, alimentar e saborear nas ruas da cidade, isolando-se em espaços monótonos e disconexos..

Porque nos movemos num túnel que nos transporta apressadamente das quatro paredes do nosso lar para as do nosso emprego e das nossas catedrais de consumo..
Porque para fomentar a tolerância é importante ter espaços para misturar e conviver com pessoas diferentes e assim descobrir que também somos semelhantes..
Porque uma cidade com gente na rua é uma cidade segura..
Porque o cordão umbilical que sempre ligou a cidade à natureza foi pavimentado, inibindo-a de respirar, de arrefecer-se, de hidratar-se, de abrigar-se do sol e de viver as estações..
Porque os bairros e as comunidades estão a ruir e já não conhecemos o nosso vizinho ..
Porque a esfera pública deve ser o território da humanidade e não da economia e ainda menos do economicismo..
Porque os centros comerciais não são espaços públicos e as estradas não são ruas..
Porque os espaços comuns são essenciais para celebrar, protestar, dialogar, namorar, expôr toda a complexidade do nosso tecido social e unirmo-nos em solidariedade..
Porque a mudança revigora-nos..

Por essas e muitas outras está na hora de sair de casa e fazermo-nos à rua.

Vamos reconquistar território e mudar as fronteiras, montar nas ruas os palcos da nossa expressão artística e cultural..

..em espírito de festa.

sábado, 28 de junho de 2008

Trocas na Horta - 28 de Junho




No próximo sábado 28 de Junho a Horta popular da Graça, na Calçada do Monte, anima com mais um evento em prol da comunidade. Foram convidados os representantes de redes de troca como o Trocal, Banco do Tempo e Banco Comum de Conhecimentos, para depois do piquenique conversarmos sobre sistemas de troca e a capacitação dos cidadãos como possíveis soluções para a falência dos nossos actuais sistemas socio-económicos.

Trocos e trocados das 16 às 20 horas seguido de jantar popular e música no Centro Social da Mouraria.

Relembro que no mesmo dia decorre mais uma Maratona fotográfica de Alfama!

Sem comentários: